English Spanish German French Italian Japanese

Jardim Bela Vista

O Bairro Jardim Bela Vista foi um dos primeiros a surgir em Bauru, tendo início a partir dos trabalhadores das Ferrovias que residiam naquele local.

Nas pesquisas, o Jardim Bela Vista consta como o terceiro bairro mais antigo de Bauru.  

Represa entre Jardim Bela Vista e Centro
Imagem da represa que separava a região central do Jardim Bela Vista
Fonte: http://www.vivendobauru.com.br/a-bela-vista/

“Basta falar em Bela Vista para que algumas referências venham à cabeça. Algumas mais antigas, que já não existem mais, como Cine Bela Vista, o Hospital Salles Gomes e a rádio PRG8. Outras, mais recentes, que se tornaram marco para cidade, como o Fórum, a TV TEM e a tradicional Igreja de Santo Antônio.

De acordo com o historiador Gabriel Ruiz Pelegrina, tais pontos surgiram com o tempo, discretamente e sem alterar o cotidiano do bairro. Por conta disso, foram aceitos e sobreviveram à tradicionalidade do Bela Vista.

“Em 1935, Alcides Leite começou a lotear os terrenos do Bela Vista e, nesta época, doou um terreno de 40 metros quadrados para João Simonetti, que fundou a rádio PRG8, que depois de muita mudança de nome se tornou a TV TEM”, lembra Gabriel.

A paixão dos filhos pelo bairro também fez diferença em 1937, quando os registros apontam que já havia moradores locais doando glebas de terra para a construção de uma igreja na vila. A primeira capela foi inaugurada em 1940, mas somente em 1968 a paróquia ganhou o formato atual.

Já o Fórum, responsável pela maior parte da movimentação do bairro, só assumiu o endereço da Bela Vista, na rua Afonso Pena, em 1972. O terreno até então era vago.”

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2010/07/576726-bela-vista-viu-o-municipio-crescer.html

Paróquia Santo Antônio em Bauru

“Os dados históricos nos mostram que desde 1937 já existiam pessoas doando terras para se construir uma comunidade católica no Jardim Bela Vista. Em 12 de Setembro de 1937 o Pe. João Van de Hubst lança a pedra fundamental da Capela Santo Antônio, e no dia 24 de Março de 1940, num domingo de páscoa, o bispo diocesano Dom Luiz de Sant’Ana inaugura a Capela. Todas as terças feiras os padres missionários do Sagrado Coração de Jesus vinham da Paróquia São Benedito, de Vila Falcão, para celebrar a missa em honra a Santo Antônio. Os franciscanos que aqui chegaram em 1951, deram continuidade a essa celebração, que permanece até os nossos dias.

antiga paroquia Santo Antonio jardim bela vista
Paróquia Santo Antonio Antiga

Pessoas que viveram nesta época lembram com bastante emoção o nascer da COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO. Falam das dificuldades enfrentadas por esses padres para chegarem para a celebração das santas missas. Vinham a pé ou a cavalo, mas não deixavam de cumprir com a sua missão.

19/03/55 – Desmembramento das paróquias de São Benedito e de Nossa Senhora Aparecida – Jardim Bela Vista

No dia 19 de março de 1955, festa de São José, mais um sonho se torna realidade. Dom Henrique Golland Trindade, Bispo Diocesano de Botucatu, promulga o decreto de criação da Paróquia Santo Antônio que é desmembrada das paróquias de São Benedito da Vila Falcão e de Nossa Senhora Aparecida. No dia 21 de Abril de 1955, às vinte horas, Dom Henrique nomeou Frei Elias Hueppe como primeiro pároco da Paróquia Santo Antônio.

No dia 23 de fevereiro de 1958, dia de grande júbilo, foi inaugurado o novo prédio da escola paroquial São Francisco de Assis. As mil crianças da Escola se reuniram no prédio velho, salão paroquial de Santo Antônio, local onde funcionou por dois anos, e às duas horas em ponto saíram, acompanhadas da Banda Musical dos seminaristas, para o novo prédio da escola onde foram recebidas pelo Bispo Diocesano e quatro mil pessoas. A professora Aparecida Lima entrega simbolicamente a escola velha à nova, dando um crucifixo à Sônia, diretora da escola.

16/06/63 – Benção solene da nova Igreja de Santo Antonio – Jardim Bela Vista

No dia 16 de Junho de 1963, às dezesseis horas, Dom Henrique G. Trindade realizou a bênção solene da pedra fundamental da nova Igreja de Santo Antônio, com a presença de muitos paroquianos, do clero e de vários confrades de Agudos e de São Paulo. Como o Revmo. Pe. Provincial não tivesse voltado do “Capítulo Geral” em Assis, o Revmo Pe. Frei Evaristo Arns, na qualidade de vigário da Província Franciscana, fez a saudação ao Exmo. Sr. Arcebispo.

No dia 12 de Junho de 1968 foi realizada a última missa na Igreja antiga e na Festa de Santo Antônio, dia 13 de junho do mesmo ano, foi celebrada a primeira missa na nova Igreja. Na semana seguinte começou a demolição da Igreja antiga que fica na memória do povo como parte de suas vidas.

Durante todo esse período muito se fez em benefício da paróquia; pequenas comunidades foram nascendo; a evangelização foi sendo revigorada; novas pastorais e movimentos foram se estruturando e manifestando seu vigor; a formação, a oração e o trabalho social caminharam juntas; a paróquia foi mostrando a força que tem na unidade da fé e na diversidade de dons e carismas.”

paroquia santo antonio 2017 jardim bela vista
Paróquia Santo Antônio – 2016

Fonte: https://www.paroquiasantoantonio.org.br/historia

Copyright © - Todos os direitos reservados.